Sou vegetariana porque ainda não consegui me livrar totalmente de alguns vícios. Um dos piores: queijo. Sim, adoro queijo, mas sei de todas as implicações na produção deles, por isso ando envolvida na criação de queijos vegetais, feitos com muito tempo e dedicação. Enquanto essa “Quase Queijaria” não supre todas as nossas necessidades aqui, eu uso nas receitas, às vezes queijos vegetais, às vezes queijos de leite animal (quando uso desses, prefiro os comprados em feiras de pequenos produtores locais).

Vamos às receitas:

Versão Veggie – Ingredientes:

  • 01 xícara de leite vegetal ( eu usei leite de amendoim) – pode ser creme de leite vegetal também
  • 01 xícara de polvilho azedo (usei um artesanal de SC, de-li-ci-o-so!)
  • Meia xícara de aipim cozido e processado (ponto de purê) + meia xícara de queijo serrano ralado (ralo grosso)
  • 1 pitada de sal (a gosto)
  • E se quiser fazer algum com sabor variado dá para acrescentar: pimenta, orégano, açafrão, páprica…

Modo de feitura:

Numa cumbuca, misturar todos os ingredientes e misturar bem a massa com um fouet (é importante deixar a massinha bem aerada para ficar leve – por mais que o polvilho já faça esse trabalho por nós 😉

Ponto: a massa deve ficar um pouco mais grossa (só um pouco!) do que a massa de panqueca. Se ficou muito grossa, acrescenta um bocadinho de água morna (aos poucos para não alagar!), e se ficou muito mole, mais um tiquinho de polvilho.

Depois, é só pegar uma frigideira antiaderente, fogo baixo, colocar uma concha da massa e tampar. Uns 5 minutinhos de cada lado, até dourar e estufar. Tem que tampar a frigideira para ele estufar e não queimar antes de ficar fofinho. Comer logo em seguida…Eu acrescentei goiabada cascão (“em caixa” – sempre vem a música…) e fiz a minha paixão: Julieta & Julieta, mas dá para comer purinho, com melado, acompanhado de café, de cachaça, só com suco, vinho…

Versão Vegan – Ingredientes (quase os mesmos da veggie):

  • 01 xícara de leite vegetal (os melhores para essa receita: amendoim ou girassol – feitos em casa né?) – dá para substituir por creme de leite vegetal também
  • 01 xícara de polvilho azedo
  • 01 xícara de queijo vegetal (eu usei um que eu fiz de amendoim, meia-cura, ralado grosso também) – se for usar os comprados, o legal é colocar meia xícara de um queijo mais leve e meia de algum mais “salgadinho” (tipo parmesão) para dar um gostinho picante.
  • 01 pitada de sal (+temperos se quiser)

O modo de feitura é o mesmo do veggie: mistura tudo, bate até aerar bem, e depois vai pra figideira: deixar estufar, dourar, e vira.

Buen provecho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *